Durante a universidade, muitos jovens já apresentam perfil e características empreendedoras. Assim, para desenvolver habilidades e competências de gestão, muitos buscam participar do Movimento Empresa Júnior (MEJ), cujo objetivo é promover uma experiência de mercado aos alunos graduandos da instituição à qual a Empresa Júnior é vinculada.
O movimento surgiu em 1967, na L'École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales - em Paris, na França, e já em seu primeiro ano de funcionamento faturou cerca de US$19 milhões. A ideia foi se espalhando pelo mundo até chegar no Brasil.
No Brasil, o movimento chegou em 1988 e a primeira Empresa Júnior brasileira foi criada em 1989, na Fundação Getúlio Vargas (FVG) em São Paulo. Ao longo do tempo, outras, em especial a da Unicamp e da USP, começaram a se destacar como centros de excelência.
Em 2003 foi fundada a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior, com o intuito de estabelecer diretrizes nacionais para todas as federações. No mesmo ano, as Empresas Juniores se uniram e criaram um evento nomeado como ENEJ, o Encontro Nacional de Empresa Juniores, principal evento do movimento das empresas juniores do Brasil, que acontece anualmente e tem o objetivo de compartilhar informações para construção do conhecimento dos empresários além de propagar ideias. Além de palestras, workshops e mesas-redondas, fazem parte da programação seções de cases de empresas juniores e empresariais. Os jovens empreendedores podem, ainda, participar de mini cursos oferecidos, entre outros atrativos.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 2000 empresas juniores existentes, sendo destas 391 associadas à Brasil Júnior, órgão regulador de nossas associações.
O Movimento Empresa Júnior carrega hoje grande responsabilidade na formação dos jovens brasileiros e também peso na criação de riqueza do Brasil. Os empresários juniores acreditam que o crescimento de nosso país acontece de maneira mais ética, mais empreendedora, mais competitiva e mais democrática.
Lema da Brasil Junior
0 comentários:
Postar um comentário