13 de dezembro de 2016
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A importância da prospecção de clientes
Prospecção de clientes é algo vital para que qualquer empresa sobreviva. Portanto, todo o processo que envolve conquistar um cliente deve ser prioridade para uma empresa.
Devido à crise e a conjuntura econômica do país,é mais do que fundamental para a sobrevivência de uma empresa no mercado essa prospecção de clientes.
Mas por que prospectar??
Por que é a primeira etapa da venda. O momento em que a empresa fala com um novo possível cliente sobre o seu produto ou serviço, é a apresentação da sua empresa.
Por isso, antes de sair procurando clientes, é preciso organizar o processo. O planejamento de vendas nesta etapa é tão importante quanto concluir uma venda. É essencial separar um tempo da rotina diária para preparar a prospecção e não deixar de cumpri-la.
Quais são os maiores desafios da prospecção?
Algumas adversidades são mais do que esperadas durante a prospecção de clientes. É importante ressaltar que elas não tiram a validade das ações, mas dão a oportunidade aos vendedores de superar e ampliar suas técnicas de prospecção. Veja quais são elas:
Falta de tempo
A falta de tempo é uma das principais dificuldades para o time comercial. Muitas vezes, eles estão tão ocupados com os clientes atuais que não sobra tempo para prospectar. Mas e se amanhã seus clientes de hoje não comprarem mais de você, para quem você vai vender? A prospecção deve ser prioridade para empresas que desejam crescer.
Desmotivação
É muito comum encontrar vendedores desmotivados para prospectar. Talvez eles não entendam a importância disso, mas os seus gestores precisam entender! Isso também pode acontecer pois, o seu time comercial poderá achar que o papel deles é apenas vender e não conquistar novos clientes. Além disso, é importante fornecer as ferramentas adequadas para uma prospecção ativa de clientes, o que ajuda a manter o time mais motivado.
Rejeição
A arte de adquirir novos clientes é trabalhada ao longo do tempo. Mas, é muito comum encontrarmos vendedores com medo de serem rejeitados pelo cliente ao prospectar. O “não” é constante na rotina de vendas, mas saber lidar com ele é o que separa um grande vendedor de um vendedor pessimista. O gestor tem um papel muito importante nessa hora, ele deve estar ciente no que está acontecendo e sempre fornecendo soluções para o problema.
Por fim, prospectar clientes é um desafio para muitas empresas, e para os seus vendedores,porém um processo de prospecção bem feito auxilia o processo de venda, e isso é essencial para que a sua empresa tenha bons resultados e garanta bons clientes.
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