Uma pausa nos assuntos de empreendimento para uma causa muito nobre.
O Novembro Azul é uma campanha super importante de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce. A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e, por isso, homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.
No exterior a campanha é chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Bigode e Novembro). Começou em um Pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
A campanha foi um sucesso, alguns anos depois o país todo estava participando e foi criada o Movember Foundation Charity, em 2004. A ideia então era que os homens deixassem o bigode crescer durante todo o mês de novembro (as mulheres davam seu apoio usando a cor azul ou bigodes falsos) para espalhar a conscientização da importância do cuidado a saúde masculina, com foco principal no câncer de próstata e depressão. Além disso, diversos eventos de arrecadação de fundos foram criados.
No exterior a campanha é chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Bigode e Novembro). Começou em um Pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
A campanha foi um sucesso, alguns anos depois o país todo estava participando e foi criada o Movember Foundation Charity, em 2004. A ideia então era que os homens deixassem o bigode crescer durante todo o mês de novembro (as mulheres davam seu apoio usando a cor azul ou bigodes falsos) para espalhar a conscientização da importância do cuidado a saúde masculina, com foco principal no câncer de próstata e depressão. Além disso, diversos eventos de arrecadação de fundos foram criados.
Estatísticas indicam que:
- Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens;
- Um em cada seis homens é alvo da doença;
- Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos;
- Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos;
- É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.
- Um em cada seis homens é alvo da doença;
- Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos;
- Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos;
- É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.
No Brasil, estima-se que todos os anos mais de 70 mil homens desenvolvam a doença, e para confirmar o diagnóstico é preciso fazer o exame de toque. O Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil.
Cuide-se!
0 comentários:
Postar um comentário