20 de fevereiro de 2017

Palestras de apresentação da EJ UCB

No dia 13 de fevereiro, nos campi de Realengo e Guadalupe, às 10h30min e às 18h30min, respectivamente, foram ministradas palestras pelos membros da EJ UCB com o objetivo de apresentar a empresa e o MEJ aos veteranos. Essas palestras ocorreram na Semana de Empregabilidade da universidade.

A palestra teve por título “Apresentação da Empresa e Introdução ao Movimento Empresa Júnior”. Assuntos como o que é uma EJ e que trabalhos ela desenvolve, quais são as vantagens de se ser um empresário júnior, participações e projetos da EJ UCB e as inscrições do IEU (Iniciativa Empreendedora Universitária) foram abordados.

Compareceram cerca de 80 alunos no Campus de Realengo e 46 alunos no Campus de Guadalupe.

Os palestrantes foram o Coordenador de Projetos Ambientais, Cláudio Anselmo e a Diretora de Projetos, Luana, ambos em Realengo e a Diretora Administrativo / Financeiro, Ingrid junto com o Presidente da EJ UCB, Luiz Vinícius, ambos em Guadalupe.

A palestra foi muito elogiada pelos presentes, e resultou em muitos alunos interessados em participar do Processo Seletivo da EJ UCB, o IEU.

Share:

14 de fevereiro de 2017

Reunião Geral de Fevereiro

Dia 11 de fevereiro foi dia de Reunião Geral na EJUCB. A reunião teve como finalidade tratar assuntos variados referentes à Empresa Júnior. Aberta somente para os seus membros, o evento aconteceu na praça de alimentação do Bangu Shopping.  

Os novos membros temporários puderam ser apresentados e contar mais sobre eles mesmos e suas expectativas trabalhando na EJ.

Um dos assuntos abordados foi a participação da EJUCB no Programa Único da Federação (PUF), da RioJunior. A RioJunior é a Federação das Empresas Júniores no Estado do Rio de Janeiro, entidade que representa as empresas juniores do nosso estado. Uma das obrigações das EJs participantes é estar presente na reunião presencial mensal da RioJunior (RP), que acontece uma vez ao mês na universidade de uma das EJs federadas. Todos os membros da EJUCB foram convidados a ir nessas reuniões, que são de grande incentivo e permitem a todos conhecerem outras EJs e empresários juniores.

Também foram discutidas as ações que ocorrerão como o IEU, Iniciativa Empreendedora Universitária, o processo seletivo da EJUCB que terá as suas inscrições abertas a partir de 6 de março. Foram faladas questões como planejamento, organização e cronograma do evento, como a divulgação, as abordagens que serão realizadas em sala de aula, benefícios x custos de se trabalhar numa EJ, inscrições e processo seletivo.

Os projetos em andamento e os potenciais projetos também foram lembrados na reunião. Os empresários juniores tiraram dúvidas e contribuíram com sugestões e ideias para uma melhor efetividade.  

A reunião foi muito proveitosa para os presentes e terminou, literalmente, em pizza! Já que estavam na praça de alimentação, nada mais justo que um lanche pago pela empresa ;)


Share:

7 de fevereiro de 2017

Conheça a história das Empresas Juniores no Brasil e no mundo

As Empresas Júniores são organizações sem fins lucrativos que buscam, através da vivência empresarial, capacitar universitários que sonham em empreender, auxiliando o seu aprendizado e, desta maneira, trazer melhorias ao seu país. Os Trabalhos desenvolvidos nessas empresas, basicamente, são projetos de consultoria elaborados pelos próprios universitários.

 Durante a universidade, muitos jovens já apresentam perfil e características empreendedoras. Assim, para desenvolver habilidades e competências de gestão, muitos buscam participar do Movimento Empresa Júnior (MEJ), cujo objetivo é promover uma experiência de mercado aos alunos graduandos da instituição à qual a Empresa Júnior é vinculada.

 O movimento surgiu em 1967, na L'École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales - em Paris, na França, e já em seu primeiro ano de funcionamento faturou cerca de US$19 milhões. A ideia foi se espalhando pelo mundo até chegar no Brasil.

 No Brasil, o movimento chegou em 1988 e a primeira Empresa Júnior brasileira foi criada em 1989, na Fundação Getúlio Vargas (FVG) em São Paulo. Ao longo do tempo, outras, em especial a da Unicamp e da USP, começaram a se destacar como centros de excelência.

 Em 2003 foi fundada a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior, com o intuito de estabelecer diretrizes nacionais para todas as federações.  No mesmo ano,  as Empresas Juniores se uniram e criaram um evento nomeado como ENEJ, o Encontro Nacional de Empresa Juniores, principal evento do movimento das empresas juniores do Brasil, que acontece anualmente e tem o objetivo de compartilhar informações para construção do conhecimento dos empresários além de propagar ideias. Além de palestras, workshops e mesas-redondas, fazem parte da programação seções de cases de empresas juniores e empresariais. Os jovens empreendedores podem, ainda, participar de mini cursos oferecidos, entre outros atrativos.

 Atualmente, o Brasil conta com mais de 2000 empresas juniores existentes, sendo destas 391 associadas à Brasil Júnior, órgão regulador de nossas associações.

 O Movimento Empresa Júnior carrega hoje grande responsabilidade na formação dos jovens brasileiros e também peso na criação de riqueza do Brasil. Os empresários juniores acreditam que o crescimento de nosso país acontece de maneira mais ética, mais empreendedora, mais competitiva e mais democrática.

Lema da Brasil Junior
Share:

Mais clicados

Curta nossa FanPage

Nós estamos aqui